sexta-feira, 4 de março de 2011

Prova de amor...


Alguém aí pode me explicar o que é uma prova de amor?
Não sei se tenho uma visão errônea da situação, mas... provar o amor significa a experimentação do amor.
Pois provar o amor, embora tenha toda aquela “balelinha” de demonstrar, denotar, revelar... quando se fala em prova de amor se espera a mesma colocação de um significado da palavra não tão comum para o quesito amor, que é: Comer ou beber pequena porção de (qualquer coisa) para verificar-lhe a qualidade, o sabor ou o estado; experimentar.
Afinal como se demonstra o amor? Porque falando não deve ser... Se não todo mundo amaria todo mundo, e a coisa ia ser um amor só... A gente DIZ que ama o cachorro, o periquito e o papagaio; diz que ama o intolerável parceiro de trabalho; diz que ama a amiga que esquece até o dia do seu aniversário. Dizer que ama é moda, a gente diz que ama todo mundo e sai amando aí sem eira nem beira...
Mas o amor, aquele, aquele lá do fundinho, aquele que te dá arrepios, aquele que te faz perder o sono, que te dá tremor nas mãos, que faz seu coração acelerar... Esse... Não dá pra provar só dizendo... Ou dá???
Assim, volto ao significado inicial do que eu acho que seja... Por exemplo: Provar um vinho significa bebê-lo... Provar um chocolate então... (essa é a parte que eu mais amo...). O chocolate não vai fazer um show na vitrine da doceria pra que você o leve pra casa e o experimente. Na verdade você vai experimentar e consequentemente pode dizer que “esse é um show de chocolate”, mas jamais o contrário.
Com o amor é a mesma coisa... Não se faz um show pra que fiquemos convencidos de levar o amor pra casa.
E então vem a grande “sacada” da história: Como se experimenta/prova o amor?
“Elementar, meu caro Watson”... Jogando fora toda sua expectativa em relação ao outro. Tire todas as máscaras que impedem que as pessoas te vejam assim como você é. Não espere grandes surpresas do outro, não julgue o outro e nem tente dar qualificações para o amor; não tente levar o coração do outro como propriedade sua, até mesmo porque fora do peito da pessoa, não tem validade nenhuma... Não espere que o outro se derreta por você como margarina em frigideira quente, nem que alguém vá lamber o chão que você pisa e menos ainda estender um tapete pra você passar... Afinal quem falou que isso é prova de amor? Não passa de demonstração pública de idiotice e falta de sanidade mental...
A expectativa é o pior veneno para se provar o amor, mas fora todas essas dicas que talvez pra vocês não sirva de nada, eu, com toda certeza posso dizer que experimentar o amor significa provar da sensação única, que não espera grades devoluções, nem grandes decorações, mas simplesmente a singela companhia e afetuosidade do outro.

Um comentário:

  1. A melhor prova de amor é a renúncia de sim mesmo, sair de cena para ver o outro feliz, diminuir a própria luz para ver o outro brilhar, amar incondicionalmente, mesmo que para isso tenha que deixar o outro ir embora.

    ResponderExcluir