quinta-feira, 14 de abril de 2011

O futuro depende de Nós

Só você pode escolher que tipo de mensagem você quer passar daqui pra frente, lembrando que "tudo que vai... volta"!
Como estamos a ver e ouvir desde o dia em que houve o ataque na cidade do Rio de Janeiro, na última quinta-feira, na escola de Realengo, todos agora querem acabar com o armamento.
Acredito que essa seja uma das opções, até mesmo porque na situação de crise em que nos encontramos, com total falta de segurança em nossas casas, no trabalho, no trânsito, nas ruas de modo geral e agora também nas escolas.
Não que algum dia as escolas tenham sido completamente seguras, afinal quando falamos em violência, eu, pelo menos, acredito que violência vai além da violência física.
Estamos diante de uma sociedade que tem por cultura achar que agredir verbalmente outro semelhante não se caracteriza como violência. Uma sociedade que apóia a morte de bandido e que sendo bandido, é permitido que este seja morto.
Não, minha gente, temos que preconizar acima de tudo a vida...
Temos que ter em mente que se está ocorrendo situações desagradáveis, como a violência, a culpa não é do outro, não é do bandido, não é do policial, a culpa é nossa.
Nós somos violentos, nós sempre tentamos fazer justiça pelas próprias mãos. Quem nunca agrediu alguém verbalmente, humilhando, xingando, expondo outra pessoa ao ridículo, fazendo do outro mero boneco de prazer para piadas e ridicularizações públicas?
Temos que acabar com armas? Sim, temos!
Mas temos que fazer mais do que isso, temos que mudar nossa maneira de ser.
Enquanto nós formos violentos, a tendência é que a violência continue sempre.
Fico penalizada pelo que ocorreu naquela escola, ainda mais porque eu mesma tenho uma filha pequena ainda. Imagino que não exista dor maior nesse mundo do que ter o filho morto numa escola, ainda mais quando está dentro da escola, lugar que acreditamos ser responsável por parte da formação de nossas crianças.
Imaginem como seria diferente se nós mesmos não fôssemos violentos?
Acredito que esse seja um momento de muito pesar, pelas perdas inestimáveis dessas inúmeras famílias, mas também é hora de nos reavaliarmos, afinal onde começa a violência se não em nós mesmos?
Se o rapaz que cometeu esse massacre na escola não tivesse sido morto, é bem provável que nesse momento ele já estivesse. Afinal nós respondemos violência com violência, e é tão engraçado que mesmo com o rapaz já morto, ainda havia pessoas querendo entrar na escola para linchá-lo.
Não parece um tanto engraçado pensar que só o desarmamento pode resolver uma situação que nasce dentro de nós?
Isso não é uma condenação de ninguém, mas uma avaliação de nossos próprios comportamentos diante da sociedade.
Nós vemos pessoas todos os dias em discussões ferrenhas; vemos mortes, por brigas, de pessoas alcoolizadas; vemos agressões em partidas de futebol e quando acessamos a internet ainda temos acesso a páginas que promovem a violência, que marcam brigas, que organizam ataques tanto a pessoas quanto a lugares.
Temos que entender que a violência deve ser sim, eliminada. Mas enquanto ela existir dentro de cada um de nós, enquanto nossas respostas forem violentas, enquanto nós retribuirmos com violência, como podemos pensar que esta será finda?
Se o indivíduo em si não é violento não existe arma, nem facas, nem automóveis que o façam matar. Mas se violento ele for não há necessidade nem sequer de nenhum desses instrumentos porque podemos matar pelas próprias mãos.

Um comentário:

  1. É VERDADE, ESTA VIOLÊNCIA ACABA COM O SER HUMANO, ESTE GAROTO JÁ NÃO TINHA UMAS IDÉIAS CERTAS POR CAUSA DO BULLYNG QUE COMETIAM CONTRA ELE, AS PESSOAS SEMPRE QUEREM REVIDAR DE UMA CERTA, MAS NÃO SABEM COMO, ÉÉÉÉÉ.... 2012 TA AÍ, OS SERES HUMANOS Q ESTÃO QUASE PRA FICAREM LOUCOS NÃO ESTÃO, ESTÃO AINDA EM CIMA DO MURO, MAS TEM UNS Q JÁ NÃO ESTÃO AGUENTANDO DE TANTO DESESPERO DIANTE DA HUMANIDADE, ASSIM JÁ SE TORNARAM E PENSAM Q O MUNDO VAI ACABAR E JÁ "JÁ SOLTARAM A FRANGA" BEM DIZER, ENTÃO ESTAMOS AÍ PRA TENTAR NÃO ACONTECER A 3ª GUUERRA MUNDIAL, PQ ISSO JÁ VAI COMEÇAR LÁ NA LÍBIA, PAQUISTÃO ONDE ELES JÁ VIVEM GUERREANDO NÃO SABEM PORQUE MAIS O MOTIVO, ENTÃO NEM SABEM PQ PARAR... DEVEMOS ESTAR RESPEITANDO CADA UM HOJE EM DIA O SEU PRÓXIMO, FELIZ PÁSCOA, ESPERO Q ESTA PÁSCOA ALGUÉM CULTIVE ALGO DENTRO DO CORAÇÃO DE CADA UM!!

    ResponderExcluir