segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Decisão



O que de fato significa termos que decidir sobre determinada coisa e/ou assunto?
Engraçado que eu sempre achei fácil decidir sobre qualquer coisa... Claro, com uma condição: Que fosse diretamente relacionado a mim.
Qualquer situação, fato, atitude ou ação que tenha relação direta comigo, eu nunca senti dificuldade nenhuma em escolher e decidir e até mesmo em fazer.
Mas hoje eu vou falar sobre as coisas que eu não gosto de decidir.
Quando estamos em uma situação em que as escolhas e/ou decisões afetam de forma direta duas ou mais pessoas, eu, que geralmente decido por mim mesma, evito qualquer colocação.
Sinto dificuldades porque muitas vezes as coisas estão tão bem resolvidas dentro de nós mesmos que o caminho a seguir torna-se quase que único.
Mas ter que esperar que o outro decida... Ah... Como isso é difícil.
Imaginemos uma determinada situação, e por experiência própria vou citar uma situação terapêutica.
Estamos juntos, paciente e eu; depois de relatar determinada situação temos que escolher um caminho a seguir. Eu, como terapeuta, um caminho para a continuação da sessão e meu paciente, um caminho de vida.
Acontece que, por mais que eu já tenha decidido como vou proceder, conversando logicamente fica claro o caminho em que o paciente também vai percorrer, mas eu, eu, não posso falar absolutamente nada, tenho que deixar que ele descubra sozinho.
Isso também acontece fora do setting terapêutico, e sabe por quê?
Porque a vida nos ensina que temos milhões de decisões para tomar e quem nunca se deparou com o momento em que suas decisões futuras dependem unicamente de uma única decisão de uma outra pessoa?
Pois bem, você já parou pra pensar por que é necessário esperar que o outro decida?
Com pouca experiência digo: Para que você não carregue a culpa de algo precipitado.
Esperar pelo outro confesso que é muito difícil, ainda mais para uma pessoa como eu, que sempre decido as coisas muito rapidamente (lembrando que rapidamente não significa precipitadamente).
A espera me causa frio na barriga, esperar pra mim significa que tudo que eu pensei e construí internamente pode vir a chão em questão de milésimos de segundos...
Mas ainda sim eu espero, na esperança que seja a decisão qual for, tenha acima de tudo partido do livre arbítrio do outro.

Um comentário:

  1. Acredito que qualquer decisão tem que ter dois elementos: razão e coração, em partes iguais. Aí poderemos ter a certeza que não seremos muito frios nem muito emocionais.

    ResponderExcluir