segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Olhar para longe... Olhar para dentro!

 

A liberdade vem sendo discutida por inúmeros filósofos, apresentando teorias e suposições para explicar de onde vem a tal liberdade. Somos livres porque podemos fazer qualquer coisa ou ler qualquer coisa? Somos livres simplesmente porque podemos escolher sobre algo?
Engraçado que todas as vezes que fiz atendimento em Orientação Vocacional e Profissional o grande problema se encontrava justamente porque se TINHA QUE ESCOLHER algo.
Escolhas também não significam liberdade e nem são sinônimos da mesma.
Todas as discussões que li nada me explicaram sobre liberdade... Penso que seja um movimento interno e único dentro de cada um. Na verdade é o que todos nós buscamos, queremos ser livres... Para Freud, “nossa liberdade é irredutível”, para Descartes, “age com mais liberdade quem melhor compreende as alternativas em escolha”. Eu que não sou tão importante assim, penso que a liberdade está associada a vários fatores da nossa vida, como a nossa dignidade, nossa moral, as próprias escolhas, as pessoas que nos apóiam, o respeito que adquirimos... Isso tudo isoladamente não é liberdade, mas a grandeza da liberdade, a verdadeira liberdade, a dignidade, a sua beleza, está em nós mesmos, quando a ordem é completa. E essa ordem só vem quando somos uma luz para nós mesmos.

3 comentários:

  1. O amor é o verdadeiro caminho para adquirirmos a real liberdade, porque ele nos liberta de nossas sombras interiores.

    ResponderExcluir
  2. E como existem sombras....

    ResponderExcluir
  3. É eu ADOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOROOOOOOOOOOOA LIBERDADE, EU AMO, E ISSO EU SONHO TODAS AS NOITES COM ISSO, DEPENDE MUITO DA PERSONALIDADE DE CADA UM, Q SE SINTA SEGURO DE SI MESMO, E GOSTARIA DE TER MUITA DURANTE A MINHA VIDA INTEIRA, MAS NEM A TODO MOMENTO NÓS TEMOS, AS VEZES TEMOS DEVERES A CUMPRIR, AÍ Q O NEGÓCIO PEGA, QUERENDO OU NÃO TEMOS Q FAZER, E DEVEMOS FAZER POR PRAZER, LEVANDO COMO UMA COISA BOA...

    BOM É ISSO, ISSO É UMA COISA Q ME INTERESSO MUITO, E GOSTO MUITO DE FALAR SOBRE ISSO!! BJUS, ADOREI SEU BLOG, E VOU TENTAR FORMAR UM TB, BJUS...

    ResponderExcluir